Metrópole Logística

Como fazer a gestão de custo operacional

Gestão de custo operacional

Gestão de custo operacional

Entender como funciona a gestão de custo operacional da sua empresa é vital para a existência do seu negócio. Com a gestão de custo você terá o conhecimento de qual o valor mínimo de faturamento necessário para garantir a saúde financeira da empresa. Neste artigo, iremos te ajudar a entender o que significa este custo operacional e como ele pode te ajudar no seu planejamento financeiro.

Sem uma gestão de custo operacional é difícil garantir que o seu empreendimento continue em funcionamento ou mesmo estabelecer uma estratégia para que você se mantenha competitivo no mercado. Para entender como calcular seu custo operacional e fazer uma boa gestão é preciso seguir alguns princípios.

O que é gestão de custo operacional?

Para estabelecer uma gestão de custo operacional é fundamental entender o que é o próprio custo operacional e sua função no planejamento financeiro da empresa. Os custos operacionais são os recursos financeiros que a sua empresa gasta todo mês para se manter em funcionamento. Assim, o custo operacional é o cálculo do mínimo que você precisa receber mensalmente para realizar todas as suas atividades básicas como, luz, água, telefone, folha salarial, etc.

Com o cálculo do custo operacional do seu negócio bem elaborado, você pode determinar o preço dos seus serviços de forma mais justa e com uma margem de lucro mais precisa e que garanta a sua saúde financeira.

Além de ser um ponto fundamental para a sua estratégia de negócio, o cálculo do custo operacional também permite que o gestor visualize as despesas de forma mais precisa. Ele ajuda a identificar onde é possível, ou não, cortar custos. Ou então, apontar onde há necessidade de maior investimento para aumentar a eficácia da estrutura administrativa.

Um bom exemplo são os gastos com infra-estrutura. Comprar alguns computadores para a empresa pode ser considerado um investimento. Porém, as despesas para sua manutenção, como comprar tinta para impressora, papel, consertos em geral, ou até a conta de luz utilizada devem ser consideradas custos operacionais.

Como calcular o custo operacional de uma empresa

Os custos operacionais também podem ser chamados de custos indiretos, por serem gastos relacionados com o funcionamento de uma empresa, mas não são considerados investimentos. Afinal, um investimento é o capital aplicado com o objetivo de obter lucros futuros. Como não haverá retorno direto em relação ao que é gasto com custos operacionais, que se dão por permitirem a subsistência da atividade da empresa, eles não se enquadram desta forma.

Os custos operacionais podem dividir-se em custos administrativos, financeiros, custos não recuperáveis e despesas de representação, onde se encontra seus custos com marketing. Calcular o custo operacional do seu negócio não é nada complicado. É necessário apenas pegar o valor médio das suas despesas nos últimos meses – geralmente se realiza este cálculo com os últimos 3 meses.

Após calcular o valor total do seu custo operacional, calcule qual a porcentagem do seu faturamento que corresponde ao seu custo operacional. Para isso, é necessário que você divida o valor encontrado no cálculo da média das suas despesas pela média do seu faturamento dos últimos três meses.

Para entender melhor como este cálculo funciona, vamos pegar como exemplo uma empresa que tenha seu custo operacional no valor de R$ 1.500,00 e a média do faturamento dos últimos três meses foi de R$ 5.000,00. Dessa forma, o percentual do seu faturamento que corresponde ao seu custo operacional é de 30%. Assim, 30% do valor que você recebe mensalmente é gasto apenas com a manutenção básica do seu funcionamento.

Agora que você sabe qual é o seu custo operacional, você consegue visualizar quais são aquelas despesas que podem ser reduzidas ou eliminadas. Reveja os seus fornecedores de materiais e gastos com manutenção de equipamento.

Veja também como ter uma boa gestão da cadeia de suprimentos.

O ponto de equilíbrio no custo operacional

O ponto de equilíbrio no custo operacional é algo que já mencionamos anteriormente: é a quantia equivalente do faturamento mínimo que você precisa receber todo mês para cobrir as suas despesas. Ou seja, é a quantia mínima que você precisa arrecadar para garantir a subsistência do negócio. Para calcular o ponto de equilíbrio é necessário dividir os seus custos fixos pelo percentual da sua margem de contribuição.

Com isso, você consegue reduzir o custo operacional da sua empresa e aumentar a sua lucratividade sem necessidade de aumentar muito o preço dos seus serviços, atraindo mais clientes e mantendo-se competitivo no mercado.

Porém, mesmo após eliminar todos os gastos desnecessários, pode ser necessário revisar o valor dos seus serviços para manter a saúde financeira do seu negócio. É possível fazer isso sem perder seus clientes por meio de algumas estratégias fundamentais à gestão da sua empresa.

Comece pelo chamado benchmark. Pesquise seus concorrentes e avalie quanto cada um cobra pelos seus serviços. Assim, é possível identificar se o valor calculado é coerente com a situação da sua área de trabalho. Após esse processo, aumente o seu preço de forma a evitar mudanças muito bruscas que espantem seus clientes.

Com esta estratégia, é possível inclusive analisar quando é a melhor ocasião para recompensar seus clientes com promoções e descontos. Afinal, é melhor realizar promoções para aumentar as vendas e fidelizar clientes do que perdê-los para os seus concorrentes.

O mercado está sempre em constante mudança e seus clientes sabem disso. Para manter sua competitividade é fundamental refazer estes mesmos cálculos e processos de tempos em tempos. Sempre visando verificar a saúde financeira da empresa e manter os custos operacionais sob controle.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre gestão de custo operacional. Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter e receba em seu e-mail mais dicas sobre como melhorar a gestão de custos da sua empresa e logística em geral.

Agora se você precisa reduzir custos com o transporte de produtos ou documentos, fale com a Metrópole Logística e veja como melhorar sua operação de entregas. Peça uma avaliação gratuita para um de nossos consultores agora mesmo!

Posts Relacionados
Comentários:
Assine a Newsletter e saiba mais sobre os serviços e novidades do mercado.

Rua Calçada Procion, 23 - Sala 04 - Centro de Apoio II - Aphaville - Santana de Parnaíba
Telefone: (11) 5069-5255

Todos conteúdos © Copyright 2018 Metrópole Logística LTDA. Todos os direitos reservados.